quarta-feira, 6 de abril de 2016

Mavkas, ninfas sombrias das águas


            Do folclore eslavo, Mavkas são ninfas sombrias das águas. Acreditava-se que moças virgens que morriam afogadas ou meninas que morriam sem antes serem batizadas transformavam-se em Mavkas.
        Estas criaturas são descritas como lindas e sedutoras quando  vistas de frente, mas sua visão das costas é tenebrosa, não há pele ou músculos lá, suas vísceras e outros órgãos internos estão expostos, por isso seus cabelos são enormes, capazes de cobrir suas costas. Elas não possuem sombra nem reflexo.


        Elas costumam atrair crianças, moças e rapazes ou para suas águas onde os afoga, ou para dentro da floresta onde costuma lhe fazer cócegas até que a pessoa morra, talvez, venha daí a famosa expressão, "morrer de rir"; também podem arrancar a cabeça da pessoa. No entanto, há uma maneira de escapar com vida dessas ninfas, acredita-se que se você lhe der um pente, ela pode conceder-lhe um desejo (seja esperto e peça para viver, amiguinho), e se você lhe entregar um pouco de água benta, a liberta de seu fado, e como recompensa, ela também pode conceder-lhe um desejo.
        Antigamente nas aldeias da Ucrânia, as pessoas, quando entravam na floresta, sempre andavam carregando uma imagem da deusa Artêmis, no caso de ver uma Mavka, lhe daria a representação da divindade dizendo: На тобі, мавко, полинь, а мене покинь, que significa “Pegue Ártemis e me deixe em paz”.

4 comentários:

Marcos Paz disse...

Oi!
Não para de escrever, não, tá?
Estou adorando ler seus textos!

PS: gostaria de saber... o que eu posso fazer por um elemental? Ao invés do contrário, o que eu posso oferecer para ele?

Pedro Dantas disse...

Dani eu tenho uma dúvida as ninfas aseitam flores também💓

Pedro Dantas disse...

Dani as ninfas gostam de flores&💓

Daniele Claudino disse...

Sim, as ninfas gostam de flores. Mas se tá perguntando por causa das Mavkas, só pode libertá-las usando um objeto sagrado.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Template by:

Free Blog Templates